-
Arquitetos: T3 ARCHITECTS
- Área: 1920 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bruce Vincentiis
-
Fabricantes: COTTO, Haffele, K-Cement, SCG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O T3 Architects fez o projeto do Coconut Club Recreational Park, localizado em Phnom Penh, para receber crianças, adolescentes e famílias. O T3 também projetou o edifício principal do parque, propondo diferentes atividades em torno da hospitalidade, do entretenimento e do bem-estar. Esse edifício comporta um restaurante orgânico, um bar com vista para o rio, além de spa, clube infantil e uma área de eventos. A ideia em torno deste projeto era criar um ambiente que considerasse atividades ao ar livre como passeio de bicicleta, jogos aquáticos, escorregadores entre plantas tropicais e uma torre de observação.
O projeto do T3 segue princípios bioclimáticos para evitar o uso de ar condicionado, exceto em algumas áreas como spa e sala de reuniões. A localização do terreno entre um curso de água e um exuberante jardim tropical potencializa a ventilação cruzada natural. As proteções solares em bambu e beirais foram feitas sob medida para otimizar a entrada de luz natural e evitar o superaquecimento do edifício. Assim, garante-se o conforto dos clientes e o consumo de energia é reduzido.
Este edifício também é um ótimo exemplo de uma arquitetura biofílica inteligente, trazendo a natureza para dentro do edifício sem aumentar a carga estrutural (para evitar custos excessivos), pois a maioria das plantas e árvores crescem diretamente no solo ao redor o edifício. A manutenção é fácil e as plantas podem se desenvolver sem a necessidade de um sistema de irrigação sofisticado. As soluções de baixa tecnologia são muitas vezes as melhores a longo prazo! A espécie utilizada para criar uma “cortina natural” é a Veronia eliptica. Ela cria uma fachada verde que sombreia o edifício e ela cresce rapidamente, além de não demandar muita manutenção, nem irrigação quando em clima tropical.
A estrutura principal do edifício é em concreto, sem revestimento para minimizar a manutenção a longo prazo e reduzir a pegada de carbono. O T3 projetou um forro feito de painéis de bambu que trazem aconchego, um toque tropical e também escondem instalações elétricas. Os ventiladores de teto garantem que, mesmo na falta de ventos, os clientes sempre estejam confortáveis em qualquer estação do ano ou a qualquer hora do dia. O Coconut Club já é um lugar famoso em Phnom Penh, principalmente para aqueles que querem curtir o pôr do sol e a brisa do rio!